O nosso compromisso com a preservação ambiental

Política Ambiental

Consciente de que as actividades da Rex Rotary possam ter algum impacto sobre o ambiente, a política a seguir foi elaborada para minimizar os efeitos negativos sobre o meio ambiente, coerente e adequada com o impacto ambiental de determinados produtos e serviços no âmbito das nossas actividades.
Na política básica prende-se com a frase:

"O nosso ambiente é precioso, vamos respeitar-lo e protegê-lo"

Reconhecemos a conservação ambiental como uma das missões mais importantes, dado à humanidade e nós consideramos a conservação ambiental como um elemento integrante de todas as nossas actividades. Nós, portanto, assumimos a responsabilidade pela conservação ambiental e esta alargamos esta abordagem a todos os nossos parceiros.

Através do nosso compromisso de melhoria contínua em todas as nossas actividades ambientais e em conformidade com toda a legislação pertinente, o nosso Sistema de Gestão Ambiental estabelece o desejo de evitar a poluição e os objectivos e metas para medir o nosso desempenho.

  • Reduzir as emissões de C02
  • O consumo de energia – electricidade
  • Redução de resíduos – embalagens, papel e resíduos de escritório em geral.
  • Implementar, publicar, comunicar e manter um Sistema de Gestão Ambiental.
  • Disponibilizar recursos suficientes para alcançar os nossos objetivos e metas.
  • Atribuir papéis e responsabilidades exigidas pelo sistema.
  • Rever continuamente o nosso desempenho em relação aos objetivos e metas publicado no manual ambiental, auditorias internas e externas em curso.
  • Garantir o cumprimento continuado das nossas legislativas e outros requisitos (incluindo saúde e segurança).

 
O sucesso da política virá do esforço individual e combinado da nossa equipa para garantir a sua efetiva implementação, em todas as áreas do negócio.

As nossas três principais áreas de atividade, no que diz respeito aos produtos, são:

  • Economia de Energia
  • Reciclagem e Conservação de Recursos
  • Prevenção da Poluição

Muita energia é desperdiçada por equipamentos de escritório que não são desligados durante a noite ou durante o fim de semana. Estudos comprovam que a poupança de energia é considerável simplesmente se desligar equipamentos elétricos quando não estiverem em uso. Não só afecta positivamente o nosso ambiente, mas também poupa nos orçamentos de electricidade.

Fora do reconhecimento de que a produção de eletricidade contribui para a poluição atmosférica, chuva ácida e aquecimento global, todas as nossas novas máquinas estão agora equipadas com um sistema de desativação automática que desliga automaticamente o aparelho após um período de inatividade. Cada vez mais, os equipamentos estão equipados com modo de baixa potência para proporcionar poupança de energia durante o dia. Alguns modelos entram automaticamente em modo de economia de energia e têm um sensor para que a máquina ligue automaticamente quando alguém se aproxima.

A Agência de Proteção Ambiental, uma organização UE foi criada para promover a eficiência energética. A agência criou um padrão de poupança de energia para este tipo de produtos. Um selo ENERGY STAR reconhece produtos energicamente eficientes.

Todos os nossos novos produtos já se encontram em conformidade com as diretrizes da Energy Star. O Programa Energy Star tornou-se o padrão ambiental oficial para equipamentos de escritório a nível internacional.

A reciclagem e conservação de recursos foi implementada há já alguns anos. As suas atividades vão desde o design do produto até ao final da sua vida útil, como a reciclagem das suas peças e consumíveis.

Produtos com design reciclável – Reduz o tempo de desmontagem bem como o tempo de triagem de materiais para realizar a reciclagem com baixo custo. Os materiais são padronizados para permitir a reciclagem de plásticos da forma mais eficiente. Cerca de 20% do peso do equipamento é composto por peças de plástico. No passado, essas peças de plástico não eram desmontadas, nem classificadas, mas esmagadas e destruídas com o produto. Isso reduzia a qualidade da reciclagem. Os nossos fabricantes de plásticos foram padronizados de forma a serem mais facilmente identificados os componentes e permitindo, assim, uma reciclagem dos diferentes tipos de plásticos muito mais eficiente.

A reciclagem de cartuchos de toner tem sido uma prática comum no nosso sector há já muitos anos. O nosso fabricante já introduziu a recuperação e recondicionamento de cartuchos de toner usados.

No passado, as embalagens de copiadoras e outros equipamentos de escritório eram feitas de materiais compostos, como madeira, espumas, etc. Estes materiais são difíceis de desmontar e de separar, o que levava a que a maioria fossem queimados ou enterrados. As embalagens agora usadas são feitas principalmente de materiais recicláveis e mais fáceis de desmontar.

É política do Grupo minimizar o uso e as emissões de produtos químicos que são prejudiciais ao meio ambiente, fabricando produtos em conformidade com as rigorosas normas e certificações como a Blue Angel da Alemanha e Nordic Environmental Label da Escandinávia.

A maioria das copiadoras e impressoras geram ozono a partir da reação do oxigénio com o elétrodo entre a unidade térmica e a bobina elétrica quando a bateria térmica está carregada. Esse ozono, ambientalmente perigoso, tem de ser removido com filtros de ozono. Os nossos novos produtos usam “novos métodos de cobrança”, que controlam a geração de ozono já que a tarifação pode ter lugar sem que o elétrodo entre em contacto com o oxigénio. Os nossos produtos emitem menos de 1% do ozono, o que está bem abaixo exigência industrial.
A redução do nível de ruído tem sido um assunto particularmente importante, pois uma das principais fontes de ruído é o modo de espera, mas definindo as funções da copiadora e impressora, os motores param automaticamente após um determinado período de desuso o que ajuda a aliviar esta particular poluição. Os nossos modelos mais recentes lideram a indústria em baixo nível de ruído, permitindo que as unidades possam ser instaladas ao lado do operador.